quinta-feira, 24 de maio de 2012

Motoristas da Viação Osasco entram em greve geral


Funcionários de outras três viações também aderiram. A paralisação atingirá também as linhas intermunicipais, que passa pelas cidades de Carapicuíba, Jandira, Cotia e Embu das Artes.

Motoristas e cobradores de três empresas de ônibus da região de Osasco, estão em greve desde a madrugada desta quinta-feira (24). Em uma das empresas, a Viação Osasco, nenhum ônibus deixou as garagens até as 6:30hs, a empresa tem cerca de 600 coletivos.
Fonte: Terra Brasil
Na Urubupungá, que tem cerca de mil ônibus, a adesão foi de cerca de 10% dos funcionários - segundo o sindicato, por volta das 8hs os veículos que estavam parados já voltavam ao trabalho.

As empresas atendem linhas intermunicipais que levam os passageiros para a capital paulista e para outras cidades próximas. Com o menor número de ônibus circulando, os passageiros ficavam mais tempo nos pontos no início desta manhã. A situação não era pior porque há muitos ônibus fretados que transportam trabalhadores para São Paulo.

Reprodução TV Globo
Segundo Luiz Carlos Cercatello, secretário geral do Sindicato dos Condutores de Osasco e Região, além da Viação Osasco e Urubupungá, também aderiram à paralisação a Viação Raposo Tavares, que tem cerca de 130 coletivos e garagem em Cotia.

Os ônibus de outras empresas da região estavam operando normalmente, segundo o sindicato, para cumprir uma decisão judicial. Entretanto, a Justiça determinou que 100% da frota circulasse nos horários de pico e 80% nos demais horários.

As empresas que fazem parte do sindicato atuam nas cidades de Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Pirapora do Bom Jesus, Cajamar, Cotia, Embu das Artes, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista. Segundo o sindicato, eles possuem juntas cerca de 4 mil ônibus e atendem entre 1,1 milhão e 1,3 mihão de passageiros por dia.