sábado, 14 de abril de 2012

Após perseguição, homem é detido em carro com armas e explosivos no Recanto das Rosas


PM suspeitou de veículo e tentou fazer abordagem nesta quarta-feira (11). Pistola foi apreendida dentro de carro; Gate foi acionado.


Um rapaz de 21 anos foi detido em um carro com explosivos na Rua Raquel de Queiroz, em Osasco, na Grande São Paulo, por volta das 5h desta quarta-feira (11). O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), da Polícia Militar, foi acionado. Uma pistola também foi encontrada e apreendida dentro do veículo.


Reprodução: G1 / Globo New


Tudo começou quando policiais que faziam patrulhamento no Jardim Santa Maria, na Zona Sul de Osasco, suspeitaram do comportamento do motorista de um carro Mitsubishi Outlander.
Segundo a PM, durante o patrulhamento, uma equipe localizou um carro com a placa original coberta por outra falsa e tentou aborda-lo. O motorista tentou fugir e iniciou uma perseguição, que terminou na Rua Raquel de Queiroz.



Durante a perseguição, o motorista do Mitsubishi bateu contra o muro de uma residência que fica na Estrada das Rosas, no Recanto das Rosas. Após a colisão, o suspeito saiu do carro com uma arma e fez menção de atirar contra os policiais, os PMs revidaram e acertaram o vidro traseiro do veículo que é blindado. 
Vendo que não conseguiria escapar, o suspeito entrou no carro, dando início a uma nova perseguição, que só terminou na Rua Raquel de Queiroz, após ele bater contra um caminhão que estava estacionado na rua.
Veículo colidiu em um terreno no Jardim Santa Maria. Fonte: Band



Simulação de sequestro
Assim que os policiais cercaram o veículo, o condutor usou o "sistema de alto-falantes" que existe em carros blindados para se comunicar com os PMs. Aos policiais ele dizia que tinha mais uma pessoa dentro no carro e que era vítima de um sequestro relâmpago. A estratégia utilizada pelo suspeito não deu certo e, ao invés de liberar espaço para a passagem do carro, os policiais acionaram reforço e cercaram o local. Após 1h30 de negociação, o homem se entregou. 


Dentro do veículo, os policiais apreenderam quatro bananas de dinamites, uma escada de cordas, barras de ferro – para esticar a escada – um alicate, uma peruca e um voltímetro – equipamento usado pelos criminosos para medir a energia estática do corpo (forma de garantir segurança para manusear os explosivos). Além disso foram apreendidos cabos que eram usados para manter o sistema de alarme dos bancos ligados e assim impedir que a polícia fosse acionada. 


Equipes do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) da Polícia Militar foram acionadas para fazer a detonação dos explosivos. O carro tinha placas dublês e foi roubado há dois meses durante um assalto a uma residência na região de Pinheiros. 


O rapaz foi conduzido ao 2º DP do Novo Osasco onde o caso foi registrado pela delegada Rosângela Máximo como porte ilegal de arma, porte ilegal de material explosivo e receptação de carro roubado. Após o registro do caso, o suspeito foi recolhido a Cadeia Pública onde segue à disposição da Justiça. 


Investigações
Paralelo ao caso que foi registrado no 2º DP, o suspeito deve ser investigado por possível envolvimento em ataques de caixas eletrônicos em Osasco e outras cidades da região. Essa investigação deve ser comandado por setores especializados da Polícia Civil. Além disso, a foto o suspeito deve ser encaminhada para outros departamentos da Polícia, dentre eles, o Deic (Departamento de Investigação Sobre o Crime Organizado) para verificar o possível envolvimento do acusado em outros crimes cometidos em São Paulo, dentre eles, roubo a residência.


Fontes: G1, Band e webdiario.